Vira-lata caramelo ganha o mundo com foto em janela; conheça história
14/09/2025
(Foto: Reprodução) Conheça a história da foto de cachorro caramelo em janela na cidade de Goiás; veja como ele está hoje
Você pode não conhecer a cidade de Goiás, mas provavelmente já viu uma foto de um cachorro caramelo com as patas numa janela, as orelhas abaixadas e um olhar perdido. Esse é o Picuxo, que ficou famoso na época da pandemia de Covid-19 com uma foto tirada em 2016 pelo DJ Thiago Roots.
A casa fica em uma rua próxima à Praça do Coreto, um dos principais pontos turísticos de Goiás. Thiago é natural da cidade e passeava com o irmão quando viu a cena e decidiu registrá-la.
"Essa foto é simples e feita com um celular, mas carrega a alma do brasileiro," disse Thiago.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Foto de vira-lata caramelo na janela feita em Goiás virou meme e figurinha
Arquivo pessoal/Thiago Roots e Reprodução/Instagram de Giovanna Antonelli
Foto bombou
O DJ é natural da cidade de Goiás e, atualmente, mora na Chapada dos Veadeiros. Segundo Thiago, ele publicou a foto em um grupo virtual de fotografia. “Ela ganhou todos os selos possíveis, em números de curtidas e avaliações do corpo técnico,” escreveu.
Depois disso, na época da pandemia, a imagem se tornou um meme. Ele não sabe o autor da montagem, mas a imagem repercutiu. Em março de 2020, a atriz Giovanna Antonelli chegou a compartilhar o meme do Picuxo como “símbolo” do início da quarentena.
Thiago contou que a foto do cachorro foi usada em campanhas de lockdown em alguns países da Europa para incentivar as pessoas a ficarem em casa.
LEIA TAMBÉM:
Cachorro foge de casa e vai a pet shop sozinho para tomar banho; vídeo
Cão é adotado em delegacia e vira mascote ‘inspetor’ de grupo de proteção de animais
Cachorro entra em supermercado, pega bota e ‘esquece de pagar’; vídeo
Picuxo de barba branca
O fotógrafo Fernando Arkanjo, natural da cidade de Goiás, esteve em julho na casa do Picuxo e fez um vídeo mostrando como está o famoso cachorro (veja no início do texto). Com uma barba branca e uma aparência de cansado, o cachorro continua na janela e, segundo estimativas do próprio Fernando, tem entre 13 e 15 anos.
Fernando contou que a tutora dele é uma poetisa da cidade de Goiás. Segundo ele, ela vende livros com o "patógrafo" do cachorro, ou seja, o autógrafo do Picuxo.
Vira-lata caramelo em janela em julho de 2025, em Goiás
Arquivo pessoal/Fernando Arkanjo
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás